sábado, 23 de abril de 2011

Primeiro ano de vida!!!

Primeiro ano de vida da Manuela foi cheio de descoberta e realizações, ela sempre dormiu e comeu muito bem.
Uma coisa que me marcou muito foi a primeira vez que ela teve cólica,era 2:00hs da manhã ela não parava de chorar, fiz massagem, compressa com água quente, cantei, dei chazinho, rezei e nada.
Ela foi dormir umas 5:00hs.
Outra coisa que marcou muito eu e meu marido é que ela sempre acordava com um lindo sorriso banguelo, ela sempre acorda de bom humor.
A primeira papinha fazia cara feia mas comeu tudo, foi uma meleca só.
O primeiro dentinho e quando ela começou a engatinhar eu adorava ver aquele bumbunzinho gordinho com fralda rebolando.
E no dia das mães quando acordou ela disse em alto e bom som MAMÂE, fiquei emocionada,foi meu maior presente.
No dia do seu primeiro aniversário uma felicidade,ela estava linda, feliz e nos realizados.

A cada dia uma novidade... Amamos você princesa

sábado, 26 de março de 2011

Tipos de Parto!!!

Parto Normal: a expulsão do bebê ocorre somente com a pressão que as paredes do útero exercem sobre o mesmo. Normalmente, em um parto normal, é realizada a episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar rotura dos tecidos perineais. A sutura é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.
Na maior parte dos casos, é necessário dar alguma anestesia para diminuir as dores e garantir a segurança da mãe e do bebê

Parto Cesáreo

A cesariana é um procedimento cirúrgico que envolve um corte no abdômen para a retirada do bebê. O corte transversal de 10 a 15 cm é feito dois dedos acima da região dos pelos púbicos. Corte este, que abrange sete camadas até chegar ao útero. O bebê é retirado pelo médico suavemente. Posteriormente a placenta é removida e o corte é fechado com pontos. A cesariana por ser um procedimento cirúrgico é antecedida de anestesia peridural, nessa o anestésico é injetado por fora da espinha, ou intradural, o anestésico é injetado dentro da espinha.

A cesariana geralmente ocorre após a 37ª semana de gestação. Dura cerca de 1 hora. Após esse tempo a paciente permanece em observação por 1 hora antes de ir para o quarto. A alimentação é iniciada após 6 horas. É um tipo de parto que proporciona à mulher, escolher o dia do nascimento, fazer laqueadura na mesma cirurgia, realizá-lo no mesmo dia da internação, durante o trabalho de parto e, além disso, não sentir as dores características desse.

Embora ofereça vantagens, é um parto que requer maiores cuidados com assepsia e oferece maiores complicações, como risco de infecção materna e de o bebê apresentar problemas respiratórios, já que se trata de uma cirurgia de grande porte. A alta hospitalar ocorre 72 horas após a cesariana. A recuperação é bem mais demorada do que em outros tipos de parto. A mãe pode sentir dores ao rir, chorar e ficar de pé.

No Brasil, 43% dos partos são cesáreas, o que contraria o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, a cesariana deveria ocorrer em apenas 15% dos casos, quando o procedimento natural representa riscos para o bebê ou a mãe.

Parto de Cócoras

Desde os tempos mais remotos, as mulheres têm procurado novas formas de ter um parto mais fácil, seguro e confortável, tanto para elas quanto para o bebê. Inspirado nas formas de parto indígenas, o parto de cócoras é semelhante ao parto normal, no entanto, a diferença está na posição em que a gestante fica: de cócoras, ou seja, agachada. A posição de cócoras oferece várias vantagens, como o fato do parto ser mais rápido devido ao auxílio da gravidade e a oxigenação do bebê ser melhor. Neste tipo de parto, a mulher geralmente se apóia nos ombros e braços de seu companheiro, fazendo com que o mesmo tenha um papel decisivo tanto no lado físico quanto psicológico. É colocado também, um espelho para que a mulher possa acompanhar o nascimento e ser visualmente estimulada para o processo de expulsão.

Parto Leboyer

O obstetra francês Frederic Leboyer apresentou esse tipo de parto na década de 70. O parto Leboyer é uma filosofia de assistência ao parto, criado para acolher a mãe e bebê, em um momento que exige muita energia dos dois e muitas vezes não se tem conhecimento prévio sobre o trabalho de parto. O parto Leboyer é realizado com as seguintes condições: pouca luz para não incomodar o bebê; silêncio, principalmente após o nascimento; banho próximo a mãe após o nascimento que pode ser dado pelo pai; ambiente quente, como por exemplo, o abdômen da mãe, a fim de atenuar o impacto da diferença entre o mundo intra-uterino e o extra-uterino.

Parto na água

Tal método consiste na preparação de uma banheira com água morna (36ºC) na qual a gestante permanece. Nesse tipo de parto, o ambiente fica à meia luz, sendo que o pai ou acompanhante tem a opção de ficar dentro da banheira com a mulher. Casos de acidentes envolvendo o método são raríssimos, e se comparados aos outros tipos de partos, onde também podem ocorrer acidentes, o parto na água é seguro.

Redação Bem de Saúde

sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma nova vida!!!

Nesse novo capítulo "Uma nova vida" é a transformação de uma menina,mulher em mãe.
Dia 14/04/2009 fui para a maternidade fiz uma cesariana e as 8:38 nasce a minha princesinha com 49 cm, 3.605 quando ouvi o chorinho dela as lágrimas brotarão em meus olhos um sentimento único que não consigo me expressar em palavras.

Logo que a Manuela nasceu foi para o oxigênio,estava muito cansada, com as mãos e os pés cianóticos (roxinho),passou o primeiro dia e nada dela melhorar, ficou na incubadora, eu e meu marido sempre ao lado dela mesmo que através de um vidro.

Quando entrei na UTI e a vi na incubadora quase desmaiei, achei que por eu ser da área da saúde seria mais fácil,porém não foi. Criei forças e rezava muito,e se passou o segundo dia e nada, tirava o leite que era muito pouco coma bombinha e as enfermeiras e que davam, o primeiro contato corpo-a-corpo foi na hora do banho a enfermeira pediu para eu ajudar e fui com o maior prazer, enquanto ela dava o banho eu segurava o oxigênio segurei as lágrimas por várias vezes pois não imaginava que o primeiro contato, banho da minha filha seria assim.

No terceiro dia ela melhorou e a abençoada da auxiliar d enfermagem me chamou para dar de mama, nossa eu toda desajeitada e emocionada pois foi a primeira vez que peguei minha filha no colo. Como por um milagre enquanto ela mamava a cansaço parou, saturou (oxigenação) 99%, pediatra entrou e viu essa cena disse acho que ela está pronta para ir pra casa.

Ai que felicidade peguei a roupinha saída da maternidade e com o maior prazer do mundo abraçei, cheirei, a minha princesa,logo passei para os braços da minha mãe e depois para meu marido todo orgulhoso. Fomos para casa recebemos muitas visitas.